História

A Nova Atmosphera começou em 1934 como Associação de Assistência ao Pequeno Jornaleiro. Após décadas de atividades em sistema único de abrigo, uma nova etapa se iniciou com a finalidade de ser um espaço de oportunidades de desenvolvimento para crianças e jovens que vivem em situações de alta vulnerabilidade social. Nos orgulhamos dos nossos resultados, mas mais ainda, dos caminhos que percorremos para atingi-los.

saiba mais

Educação integral para desenvolver  mentalidades inovadoras

Na Nova Atmosphera, o brincar é o eixo principal para o desenvolvimento das atividades.
Através de Projetos Pedagógicos possibilitamos as crianças adquirir conhecimentos e habilidades, estimuladas pelo espírito investigador que favorece sua aprendizagem.
Com uma visão interdisciplinar, proporcionamos o desenvolvimento infantil nos aspectos social, cognitivo, emocional e motor.
Convidamos você a atravessar a ponte e descobrir todas as oportunidades transformadoras que nós oferecemos.

Descubra

Quero me envolver

Cadastre seu e-mail para ficar sabendo em primeira mão sobre nossas ações e de que maneiras você pode nos ajudar.

Autonomia + Criatividade + Pensamento Crítico

O trabalho pedagógico é norteado pelos princípios de liberdade, igualdade, ideais de solidariedade, visando o desenvolvimento integral das crianças nos aspectos afetivo, físico, cognitivo e social. Com Proposta Pedagógica centrada na Teoria de Desenvolvimento de Jean Piaget, em Vygotsky e Henri Walon, propomos uma linha de atuação sócio-interacionista, onde o processo é fruto de ação, reflexão e interação do sujeito com o meio.

Linguagem e Cidadania

O Espaço Linguagem e Cidadania é a Agora da Nova Atmosfera. Neste espaço os participantes serão estimulados a desenvolver uma leitura crítica do mundo, considerando estética e política a partir do questionamento das informações e conhecimento disponíveis. A produção de conhecimento se dá através da experimentação artística, do aprendizado de idiomas e da argumentação, em um exercício constante de questionamento, reflexão e criatividade. Um espaço para a troca, socialização e, sobretudo, fomento de propostas transformadoras para os sujeitos e a sociedade.

saiba mais

Quadra e Parque Verde

Espaço para o desenvolvimento das potencialidades do corpo, da mente e cidadania através da prática de esporte em quadra e do livre brincar no terreno irregular da natureza e das inúmeras possibilidades que ele oferece: pedras, árvores, barrancos… Junte-se a isso cordas, balanços, degraus de escalada, horta espalhada pelo terreno e cria-se um lugar de experimentação de cores, superfícies e sensações transformadoras dentro de um ambiente estritamente urbano. 

saiba mais

Maker Space

Inovação, autonomia, tecnologia, curiosidade, cooperação e pensamento crítico são palavras que estão entre as mais desejadas quando o assunto é educação. Um espaço com ferramentas para criar, prototipar e contribuir para solução de problemas, que possibilite a interação de grupo e a aquisição de conhecimento pela prática é terreno fértil para o desenvolvimento de tais habilidades. O movimento maker parte da cultura do faça-você-mesmo, democratizando ferramentas industriais, desmistificando a matemática e a ciência, misturando as com a arte e o design e trazendo sentido aos conteúdos teóricos de forma divertida. O makerspace possibilita a população o direito de materializar sonhos.

saiba mais

Cozinha

A culinária se faz bastante presente na cultura maker e dentro de um contexto pedagógico pode ser usada para trabalhar diversas disciplinas ao mesmo tempo – a cozinha é um laboratório muito completo! Além disso, atividades dentro da cozinha podem estimular a adoção de hábitos saudáveis também em casa, ajudar a desenvolver a coordenação motora, além de ser um exercício de memória, paciência e concentração.

saiba mais

Coworking

O espaço coworking estabelece em seus moldes formas contemporâneas de trabalho. O ambiente cria condições para estimular a colaboração entre os alunos, criando e reforçando conexões. Este contexto atualizado e dinâmico de trabalho, propicia a formação de indivíduos mais conscientes em relação a suas habilidades e limites, desenvolve a capacidade de resolver problemas, estimula a criatividade, autonomia, liderança e cria oportunidades para se construir o aprendizado.

saiba mais

Corpo e mente

Mudar o mundo começa por mudar a si mesmo – como disse Gandhi, seja a mudança que você deseja ver no mundo. Acalmar a mente e se conhecer, exercício que de tão simples torna-se complexo, traz comprovadamente benefícios físicos, mentais e é a chave para o desenvolvimento da empatia: habilidade essencial para empreendedores e também cidadãos, construindo uma sociedade responsável em que cada parte é consciente de seu papel perante o todo.

saiba mais

Apoiando

Jovens e crianças

Desde

1934

Nova

Atmosphera

Apoiadores

A realização deste projeto não seria possível sem o apoio das seguintes instituições:

Participe. Há muitas maneiras de ajudar